Fundação Galp e Enacol oferecem ventilador ao serviço nacional de saúde de Cabo Verde
A Fundação Galp e a ENACOL fizeram hoje, dia 10 de Junho, a entrega de um ventilador e um moni-tor de sinais vitais ao Hospital Dr. Batista de Sousa, numa cerimónia que decorreu na Sede da Enacol, em S. Vicente.
A doação destes equipamentos hospitalares àquela Instituição vem reforçar o apoio que a ENACOL tem dado no combate ao Covid-19 em Cabo Verde colaborando com várias Entidades e Instituições no seu esforço para mitigar os efeitos desta Pandemia, que já infetou mais de 600 pessoas no nosso País.
A ENACOL, que tem acompanhado a progressão da pandemia Covid-19 desde a sua eclosão e ex-pansão para fora da China, em fevereiro foi gerindo a resposta à situação em articulação com o gru-po Galp, seu principal acionista, desde que se tornou claro que nenhum país ficaria à margem da pandemia.
Estiveram presentes no ato, Ana Margarida Brito e Paulo Almeida, Presidente do Conselho de Admi-nistração e Diretor Clinico do Hospital Dr. Baptista de Sousa, respetivamente, Miriam Almada, Admi-nistradora da Delegacia de Saúde de São Vicente, bem como de Abílio Madalena, Diretor-Geral da Enacol.
A Enacol seguiu o plano de contingência definido pela Galp com as medidas a adotar em cada mo-mento, consoante o contexto da evolução da propagação do vírus, com três objetivos prioritários:
• O bem-estar e a segurança dos nossos colaboradores;
• A resiliência de todas as operações e o funcionamento de infraestruturas críticas para o país;
• A resposta às necessidades dos consumidores e das empresas.
A existência de mais um ventilador no sistema de saúde de Cabo Verde contribuirá certamente para salvar vidas e não só em tempos de pandemia.