A ENACOL inaugurou o seu primeiro ponto de carregamento elétrico no Posto de Abastecimento de Palmarejo, na ilha de Santiago, arrancando assim a transição para a mobilidade elétrica, num posto de venda em Cabo Verde.
O evento, que contou com a presença do Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Dias Monteiro, foi demonstrativo dos investimentos que a ENACOL tem vindo a efetuar no sentido de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis, que permitam a melhoria contínua da qualidade e dos serviços prestados e a proteção ambiental, através da promoção de iniciativas para um futuro mais verde.
Alinhado à modernidade da imagem do posto de Palmarejo, o carregador instalado é composto por uma unidade trifásica de 22 KVA de potência e é alimentado pela unidade de distribuição da rede pública de energia elétrica, sendo o controlo de acesso ao terminal do ponto de carregamento garantido por um cartão RFID.
Além do abastecimento de combustíveis, lubrificantes, gás, cafetaria e loja de conveniência, está disponível agora em Palmarejo, o serviço de carregamento para veículos elétricos, investimento que irá melhorar a qualidade e oferta de serviços, aumentando assim a proximidade com os clientes.
O compromisso da ENACOL com a sustentabilidade ambiental e económica vai ao encontro da política nacional que pretende a proibição de importação de veículos a combustível fóssil a partir de 2035, e sustenta os projetos iniciados no posto de Palmarejo, nomeadamente, a instalação e comissionamento de produção de energia elétrica através de painéis solares fotovoltaicos.
Desde sempre a Enacol assumiu um papel de referência nos combustíveis em Cabo Verde e hoje estamos mais uma vez a impulsionar o desenvolvimento económico e social do país.
Fazemos hoje a energia do amanhã.